sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O que o último FAQ mudou na munição "Shock"?

Hell-o infiniteiros e infiniteiras!
A Versão 1.3 do FAQ de Infinity saiu a pouco tempo e com ele uma atualização sobre a interação da munição "Shock" e a skill "Valor:Dogged"/"Valor:No Wound Incapacitation(NWI)".

Antes, se a sua unidade tinha 2W no perfil, mudasse de perfil por meio de alguma habilidade (symbio-armor, transmutation e afins) ou tivesse Structure (e não Wounds), o efeito especial do "Shock" era ignorado completamente, ou seja, se você tiver uma unidade com 2W+NWI (um Ajax ou Joan D'arc por exemplo), ela tem efetivamente 3W e não entra no estado "Uncounscios" (vai direto pra "Dead" depois do terceiro dano).
Agora, se o segundo dano for causado por uma munição "Shock", invés de ativar o NWI/Dogged como antes, agora a unidade vai para "Uncounscious", em termos práticos, "Shock" e a skill "Valor" se cancelam mutuamente, como se ela não tivesse NWI/Dogged.

Então, um breve resumo sobre a interação de "Shock" nas unidades:
  • 1W = Dead.
  • 2W ou mais = Uncounscious depois de receber o segundo wound.
  • 2W+NWI/Dogged = Uncounscious depois de receber o segundo wound. 
  • Se tiver Structure ao invés de Wound no perfil, trate "Shock" como se fosse munição "Normal".
 ***Não mudou nada na munição "Viral", viu?

Isso causou certo incomodo na galera que usa unidades com a interação de 2W+NWI, mas vou mostrar que ela não é tão prejudicial assim.


Peguei algumas listas do último Interplanetário aqui e analisei quantas armas com munição "Shock" elas têm, para essa conversa eu vou ignorar armas CCW/knife e olhar apenas nos deployables e armas de longa distância.

Primeiro as listas dos três primeiros colocados.

O primeiro lugar, Marduck, com Militar Orders, tem uma lista com um multi rifle, que tem a opção de atirar com "Shock", e outra lista com uma unidade com minas (mas não tem minelayer, ou seja, precisa gastar ordem pra colocar a mina na mesa) e dois remotes que podem receber buff do hacker dele.
O segundo lugar, Karolis, com Nomads Vanilla, tem duas listas com Krazy Koalas e remotes que podem receber Assisted Fire.
O terceiro lugar ariadna vanilla tem 1 lista com 5 unidades com minas (só dois deles são minelayers) e 1 lista com 4 unidades com minas (novamente, só dois deles são minelayers)

Se ignorarmos os deployables, 4 de 6 listas tem forma de dar shock a longa distância.

Agora as listas que não foram vencedoras.

1°- Neoterra (Aldroth lista 1): 0 armas com shock
2°- Aleph vanilla (Flautaman666 lista 1): três armas com shock (uma no TAG e duas SMGs) e uma unidade com minas (sem minelayer)
3°- Caledonia (Melmak lista 1): 0 armas com shock
4°- Haqq Vanilla (Earl of Potato lista 2): uma arma com shock (o TAG) e duas unidades com minas (um deles minelayer)
5°- Merovingia (Lord_Cabaleiro lista 2): quatro unidades com minas (todas com minelayer)
6°- Neoterra (Warhound lista 1): 0 armas com shock
7°- Yu Jing Vanilla (Zergash lista 2): uma arma com shock (o TAG) + 1 REM com spitfire e 1 HD (possível buff de assisted fire)
8°- Tohaa (Kelzaral lista 1): três unidades com minas (2 com minelayer)
9°- Ariadna Vanilla (DaRkCHanT lista 2): duas unidades com minas (1 minelayer)
10°- PanO Vanilla (Jorge lista 1): uma unidade com minas (sem minelayer)+ 2 REMs (HMG e spitfire) e 1 HD

Então, das 10 listas que vimos, 3 não tinha arma com shock, 4 tinham apenas minas, 3 tinham TAGs com multi HMG e 3 tinham a possibilidade de ganhar shock ammo nos REMs por meio do buff do hacker (duas delas já tinham outra arma com shock).

Se ignorarmos as minas (pq ninguém vai querer tomar dano de graça e as minas são mais usadas pelo efeito de controle de campo do que pelo shock) 6 das listas não tem forma de dar dano shock e apenas 4 delas dão dano shock a longa distância.

Outro fato que percebi é que tirando listas de Ariadna que vão colocar muitas unidades na mesa, na maioria das vezes você não precisa matar mais do que duas unidades pra poder usar sua unidade com 2W+NWI sem medo de tomar shock. Além disso, a grande maioria das unidades com 2W+NWI/Dogged são unidades com 5 de ARMOR na média, o que diminui bem o poder da maioria das armas com "Shock", já que, tirando HMGs, Sniper Rifles e Krazy Koalas, todas as outras tem dano 13 ou menor.

O que importa
 
Munição "Shock" não é tão abundante mas também não é tão rara assim (mas é mais dificil de arrumar armas de longo alcance com ela, a maioria do dano Shock vem de deployables) e essa atualização é sim um buff forte pra esse tipo de munição e um nerf pra unidades com 2W+NWI/Dogged, mas não é o fim dos tempos.

Evite de rushar e proteja a sua unidade que tenha os 2Ws+NWI/Dogged antes que você tenha lidado com as tropas adversárias que podem causar algum dano com shock ammo, isso pode custar algumas ordens a mais e mais cuidados para o deploy.

Se o seu adversário usar alguma dessas unidades, aproveite disso! Tente negar a vantagem do NWI com o Shock!

 Interação Marksmanship L1 com munições especiais

Algo que deixa algumas pessoas meio confusas é a interação da skill "Marksmanship L1", que adiciona munição "Shock" para as armas durante "BS attacks" (apenas armas letais) e o que acontece com armas que forçam BTS rolls para ferir (Viral, Breaker EM...).

Um exemplo disso é o Zhayedan, unidade de Haqqislam, um dos perfils dele com "Marksmanship L2" tem um Breaker Rifle.

O Breaker Rifle tem munição "Breaker", tem força um BTS roll de dano 13 para cada acerto do tiro e quando o Zhayedan atira com essa arma e acerta o "Marksmanship L2" ativa o efeito do level 1 da habilidade e adiciona munição shock ao tiro, ou seja, o dano é a combinação de munição Breaker e Shock, porém, Shock força um ARMOR roll e Breaker um BTS roll, o que acontece?


Vocês podem olhar no livro de regras N3 na página 107, o alvo faz um teste para cada tipo de munição com os efeitos separados, no caso do Zhayedan, um armor roll com efeito Shock e um BTS roll.

*Lembrando que munições que rolam o mesmo atributo para ferir não rolam dados diferentes, por exemplo AD e AP rolam ARMOR, então os efeitos acumulam nas rolagens, nesse caso, seriam duas rolagens para ferir com metade da armadura da unidade.





Espero ter ajudado, qualquer dúvida podem perguntar nos comentários!

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