domingo, 8 de outubro de 2017

Análise ITS Season 8


Hell-o infiniteiros e infiniteiras!
Trago para vocês uma pequena análise do que foi a temporada 8 de Infinity, além de falar um pouco dos eventos que ocorreram ao mesmo tempo.

Para começar, precisamos ter uma base, escolhi para isso alguns dados que a Corvus Belli disponibilizou em março desse ano sobre o ITS8( veja o link original aqui ) e sobre o fim da temporada (link aqui).

Para o 3°Interplanetário, que aconteceu 25,26 e 27 de agosto de 2016 em Vigo na Espanha (ou seja, tivemos uma grande maioria de jogadores espanhóis), tiveram um total de 92 jogadores e aqui em baixo você pode ver quantos jogadores usaram cada setorial:






E quebrando mais um pouco podemos ver quantos desses jogadores usaram armys vanilla ou setoriais:


e o top 5 foi:
1º ALEPH — SIRXXI (Spain) lista aqui
2º Combined Army — Plebian (USA).
3º Imperial Service — Daixomaku (Spain)
4º Steel Phalanx — phlyk (UK)
5º Nomads — pupnik (Spain)


Alguns fatos interessantes:
1- Pan Oceania foi a facção menos jogada e nomads a mais jogada
2- O único setorial que teve mais jogadores do que o army vanilla da própria facção foi Steel Phalanx, com ISS empatado com o YJ vanilla
3- Onyx foi o único setorial de CA jogado
4- Acontecimento foi o único setorial de PanO não jogado

Vale lembrar que o Red Veil foi lançado em julho de 2016, USARF dezembro de 2015, Onyx em maio de 2016 e o pack de 300pts de Tohaa só em outubro de 2016.

Agora, olhando para o 4°Interplanetario, ocorrido dia 28,29 e 30 de julho de 2017, novamente em Vigo, percebemos algumas mudanças bem significativas:




O top 3 ficou assim:
1° Military Orders - Marduck
2° Nomads - Karolis
3° Ariadna - Plebian (se vocês não perceberam, é o mesmo jogador que ficou em 2° no ano anterior)

 Com o total de jogadores agora de 116, todos os setoriais apareceram pelo menos 1 vez e impressionantemente PanO foi a mais jogada dessa vez!

Algo que pode ter mexido tanto com o número de jogadores de PanO pode ter sido os últimos lançamentos para acontecimento (que não tinha resculpts a muito tempo) e as novas regras para TAGs, além do formato de Limited Insertion, que favorece as facções mais Elites.

Outro coisa legal foi que, dessa vez, todos os armys vanillas viram mais mesas do que seus respectivos setoriais.

 MAAAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSSSSSSSSS, o interplanetário não mostra a imagem maior como o ITS, então bora falar um pouco dele!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O ITS8 mexeu com os pilotos de TAG que antes não serviam pra nada. Cada piloto ganhou alguma habilidade para torna-los especialistas e os TAGs com Ghost:Remote Presence ganharam um "Bot", e só isso já dá uma facilitada na hora de montar uma lista, já que agora os próprios TAGs podem fazer missões que precisam de especialistas para apertar botões.
 Além disso, o formato de Limited Insertion (aonde só pode ter 1 combat group no army) equilibra um pouco match-ups contra armys que tradicionalmente fazem horda e têm vantagens em missões de apertar botões.

A CB não disponibilizou  dados do ITS7, mas fez o favor de dar dados durante o meio e o fim da S8.



No dia 02/03/16 haviam um total de 3453 jogadores com entradas no ITS8, com YJ sendo a facção mais jogada, e logo depois Nomads e Haqqislam.


Onyx estava com mais jogadores do que Combined Army vanilla e podemos ver que setoriais que são ditos underpowered, como Shasvastii/FRRM/Caledonian, têm os menores números de jogadores, mas em contrapartida, os considerados overpowered, como Steel Phalanx e QK na S7, não se destacaram muito.

Agora, depois de 7 meses:

 
Durante esses meses, 7375 jogadores reportaram atividades no ITS, um aumento de aproximadamente 100%, algo impressionante pra um período tão curto de tempo, além disso, praticamente todas as facções dobraram o seu contingente, com a exceção sendo Pan Oceania, que triplicou os seus generais e voltou a alcançar a hegemonia desejada.



Aqui nos setoriais nada de diferente, a maioria dobrou os seus números também.

Uma curiosidade, Haqqislam é a única facção que o army vanilla é mais usado do que a soma dos seus setoriais (tirando ALEPH que só tem 1 setorial e tohaa que não tem nenhum).

Com certeza o lançamento das Operations Icestorm e Red Veil tiveram um impacto nesses números, já que as facções mais numerosas são exatamente as mesmas das caixas, e os setoriais que mais se destacam em relação a suas facções, são exatamente Onyx e USARF. Talvez Onyx trazer 300pts, e USARF não, seja um dos motivos do maior sucesso da caixa.

Agora alguns vencedores!
Com 62 vitórias, Logan, Espanhol que jogador de Combined Army e Pan Oceania é o campeão internacional e espanhol da S8 (ele que foi o responsável por colocar Bit&Kiss em CA, alias, ).
Com 53 vitórias, Myomer, com Haqqislam, ficou em sétimo lugar no ranking internacional e em primeiro nos EUA (ele deu uma entrevista muito boa para o MayaCast contando sobre as suas estratégias com Haqqislam que você pode ouvir aqui, em inglês).
E com 53 vitórias também, Sathuli, jogador Polonês de NCA/ALEPH/ASS alcançou o terceiro lugar no ranking internacional de ITS8.

E você? o que achou da última temporada? Quais são suas expectativas para a próxima? escreva aí nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário